"Quem teve a ideia de cortar o tempo
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante vai ser diferente."
Carlos Drummond de Andrade
Segundo a tradição, ano novo, projetos novos. É um período de fazer balanço e examinar aquilo que nós fizemos, catalogando as boas e as más ações. É uma época que temos a coragem de nos enfrentarmos e de verificarmos que não são os outros os culpados do nosso insucesso. O ano novo então é uma oportunidade muito agradável de fazermos reflexões.
Então podemos dizer que o 31 de dezembro é para nós o momento da nossa esperança. Dia 1º teremos o grande repasse. 1º do ano, dia da fraternidade universal. Alguns estarão celebrando o dia da fraternidade com a sua família, com seus amigos, no clube, no parque ou em qualquer outro lugar.
É necessário, portanto fazer um balanço. Qual é a finalidade da nossa vida? O q significa no calendário a mudança de um para outro ano? O sol é o mesmo. O dia terá 24 horas da mesma forma. A semana continuará com 7 dias. Mas o significado simbólico, o sentido de mudança, de uma nova oportunidade nos pede uma mudança de atitude diante da vida.
Então, que no próximo ano, este ano que já se inicia, a madrugada seja da nossa renovação: balanço dos atos e a programação para os nossos dias no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário