terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Você sabe perdoar?

Tem gente que tem facilidade em perdoar. Se você é desse tipo de pessoa, parabéns!! E me permita dizer: não acredito em você.

Perdão não nasce de uma hora pra outra. Perdão requer amor. Se você não ama, não perdoa. Perdão tbm requer esquecimento. Você só perdoa quando esquece aquilo que a pessoa fez como ofensa.

Você se coloca no lugar da pessoa e entende o que ela fez. É fácil se por no lugar de outra pessoa? Não. É fácil entender o que uma pessoa que fez uma coisa ruim com você fez? Não. Com isso, percebe-se que não é fácil perdoar.

E se a pessoa perdoa, também não é obrigada a conviver. Como se convive com alguém que destruiu seu sonho? Falar que é possível, até é, mas a confiança nunca mais será a mesma. E por não querer ver mais a cara da pessoa é possível dizer que não perdoou? Não. Porque o perdão não pede isso. Eu posso perdoar e não querer ver mais a cara da pessoa.

Mas eu obrigatoriamente tenho que ao menos tentar desejar o bem pra ela. Porque quando eu desejo o mal, a primeira prejudicada sou eu. Porque envio substâncias tóxicas para o meu organismo. É fácil? Também não é. Mas tem uma coisa simples que pode me ajudar qto a isso. No momento que eu percebo que estou desejando coisas ruins, vou procurar fazer algo que gosto. Talvez que remeta a minha infância, que me deixe feliz. Assim, esqueço a raiva e vivo bem a minha vida.

Então, permita-me repetir. Não acredito em perdão rápido. Perdão demora. Porque ajustar o que foi desajustado no coração demora. E devemos respeitar esse tempo e não ficar nos cobrando o perdão. Afinal, devemos nos perdoar primeiro. E o primeiro perdão que devemos nos conceder é o de nos perdoar por não saber perdoar. Sem cobranças, sem palavras prontas, sem discursos magníficos que não condizem com a realidade.

2 comentários:

  1. Chic vc Amanda.Além de um rosto lindo deve ter um coração tão igual!Não critiquei vc como não critico ninguém,perdoar é com certeza td isso que falou e cada um tem seu "time", sua passada, seu ritmo, seu tempo e o amadurecimento de fé!Estamos em construção e os relacionamentos, a convivência neste mundo nos ajuda a se construir.Felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amanda!

    O perdão é libertador, muito mais para aquele que perdoa do que para quem é perdoado. :)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir